Rádio Cultura de Sergipe celebra 61 anos neste sábado

20/11/2020
10:02:53

Noite de 21 de novembro de 1959. Uma noite que ficaria marcada para história da Igreja em Sergipe e do Rádio Sergipano. Era inaugurado com um grande evento, que reuniu autoridades, artista e o povo a “Rádio Cultura de Sergipe S/A”. A emissora foi a quarta rádio inaugurada em Sergipe e a primeira a ter uma programação 24 horas por dia e a ter um transmissor sem a utilização de cabos dos estudos para a antena de emissão, via ondas de FM, uma revolução para a época. A Cultura também foi a primeira a ter um carro de externa nas ruas.

A formação da emissora surgiu graças a determinação de Dom José Vicente Távora. O então Bispo – e depois Arcebispo – de Aracaju criou a rádio com 2 pensamentos. O primeiro era levar a evangelização a todo estado, uma vez que, nos anos 50, a quantidade de padres e de Igrejas em Sergipe era pequeno. E outro projeto de Dom Távora foi criar um meio para que todo o povo tivesse educação. Através da Cultura, foi então criado o Movimento de Educação de Base (MEB), uma espécie de “ensino à distância” dos dias de hoje. Por meio da rádio, camponeses do interior e pessoas de Aracaju tinham aulas sobre alfabeto e demais instruções.

Além disto, a Cultura veio dar continuidade a programas que a Igreja tinha espaço em outras emissoras. Um deles é a “Hora Católica”, o programa mais antigo e ainda no ar na programação. Em 61 ano de vida, a rádio revelou talentos, levou informação “par ao bem e para a verdade” e, principalmente, levou a evangelização para todo o estado e além divisas (pelo AM) e fronteiras (internet).

Agora a Cultura chega aos 61 anos com novos desafios, a exemplo da migração para FM. Outro ponto é a entrada da emissora em uma nova fase, com penetração nas redes sociais e a criação de uma TV via internet. É a WebTV Cultura, que já tem os programas “Noite Carismática” com Regina Moura e “Cultura News” com Rozendo Aragão.

Sob a Direção-Executiva de Padre Marcelo Conceição, a Cultura AM 670 pertence a Fundação Arquidiocesana de Cultura, que tem como Presidente o Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa. A emissora, além dos comerciais, é, principalmente, mantida pela colaboração de homens e mulheres que ouvem e gostam da emissora mais amada de Sergipe. Seja um colaborador, através dos telefones 3226 – 8710 e 3226 – 8724 (whatapp).

FEMUSC

Para celebrar os 61 anos da Rádio Cultura de Sergipe, acontecerá neste sábado, dia 21 de novembro, a primeira edição do Festival de Música Cultura (FEMUSC). O evento foi concebido para potencializar a ação evangelizadora da Igreja e, também, para suscitar novos talentos. Além de um prêmio de R$ 1.000,00 (em dinheiro), o vencedor terá a sua música gravada em um estúdio profissional e a produção de um clipe (vídeo), para veiculação nas redes sociais.

A Live-Show será a partir das 20 horas através da WebTV Cultura, por meio do canal da Cultura no YouTube.

 

Por Rozendo Aragão