Sergipe fica abaixo da meta vacinal contra sarampo e pólio

20/11/2020
10:01:20

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o balanço da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo chegou a 70%. A meta prevista pela instituição e pelo Ministério da Saúde era de 95 % de crianças de 0 a 5 anos.

A campanha teve início em 05 de outubro e chegou a ser adiada, já devido a baixa procura. No caso da vacina tríplice viral (sarampo), o desempenho ficou abaixo de 28 por cento, número considerado preocupante pela saúde estadual. No caso da vacina contra paralisia infantil, 23 municípios sergipanos alcançaram a meta dos 95%.

Segundo informações da enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira, as vacinas estão na rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto a Pólio, para crianças de um a menor de cinco anos, quanto a Tríplice Viral que volta a ser aplicada na população com faixa etária de um ano até 59 anos. “É importante que as pessoas se mantenham imunizadas já que durante a campanha tivemos uma baixa cobertura, lembrando também de fazer o uso da máscara quando for à unidade básica e higienizar as mãos sempre que possível”, destacou.

 

Por Rozendo Aragão