MP Eleitoral recomenda medidas sanitárias na campanha

16/10/2020
10:05:32

O Ministério Público Eleitoral enviou recomendação a todos os diretórios de partidos de Aracaju. A intenção é o reforço nas medidas sanitárias, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus em atos de campanha, como carreatas, caminhadas, comícios, etc. O ato contou com o intermédio do Promotor Newton Silveira Dias Júnior, da 27ª Zona eleitoral, sediada em Aracaju.

Também foi solicitado aos candidatos que evitem ações que possam aglomerar pessoas, evitado o contágio da covid-19. Outro ponto que foi observado é que o candidato deve dar preferência a divulgação de panfletos digitais, ao invés de se fazer os impressos tradicionais, evitando que pessoas possam compartilhar do material e correr o risco da contaminação.

Outra orientação diz respeito a abordagem aos eleitores. Se sugere que não se provoque abraços, aperto de mão ou beijos, principalmente em crianças e idosos. Em locais de reuniões do agrupamento com os partidários, deve ser disponibilizado álcool gel ou liquido, ou então a instalação de pias com água e sabão para lavagem das mãos.

O Ministério Público Eleitoral lembra que, e m caso de descumprimento de normas sanitárias, o candidato ou agrupamento poderá passar por sanções junto a Justiça Eleitoral. Os eleitores que, por ventura, vejam alguma irregularidade, também podem enviar denuncias a instituição com provas, seja em fotos ou vídeo.

 

Por Rozendo Aragão