Mais de 19 mil mesários em SE vão atuar nas Eleições 2020

16/10/2020
10:04:50

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, em Sergipe 19.570 pessoas vão atura como mesários durantes as Eleições 2020, que serão realizadas em 15 de novembro. Todos eles vão atuar nas 4.790 seções eleitorais, que estão em 29 zonas de todo o estado.

Este ano os preparativos para os mesários contaram com os protocolos para evitar o contágio com a covid-19. Por conta da pandemia que ainda está ativa, todos os que vão trabalhar no pleito estão recebendo orientações via vídeo da internet. Todas as dúvidas e explicações também serão apresentadas aos mesários pela rede.

Os mesários também vão receber manuais em PDF, a fim de serem aplicados no passo a passo do funcionamento da urna eleitoral e em demais questões sobre os procedimentos no dia da Eleição. Além disto, eles também vão receber os materiais de proteção individual, como máscara, viseiras para proteção dos olhos e álcool em gel e liquido. Estes dois produtos também serão disponibilizados aos eleitores para higienizar as mãos antes e depois de ter acesso a cabine eleitoral.

As Eleições de 2020 terão uma hora a mais e acontecerão das 7 da manhã às 5 da tarde. Segundo orientação do Tribunal Superior Eleitoral, entre as 7 e as 10 da manhã será o horário destinado as pessoas que são do grupo de risco. Todos devem levar uma canela e o documento, a fim de serem identificadas, uma vez que não haverá a identificação biométrica, evitando contato e contagio com o coronavirus. O Primeiro Turno acontece em 15 de novembro. Em Caso de Segundo Turno, dia 29 de novembro. Neste caso, Aracaju é a única cidade do estado que pode haver o segundo pleito.

 

 

Por Rozendo Aragão