Santuário de Divina Pastora realizará peregrinação virtual

16/10/2020
10:01:51

Neste final de semana acontecerá o 62ª Peregrinação ao Santuário de Divina Pastora, padroeira de Sergipe. A cidade, localizada na região do Vale do Cotinguiba, há cerca de 40 quilômetros de Aracaju, tem pouco mais de 5 mil habitantes. No terceiro fim de semana de outubro, costuma receber entre 150 e 200 mil pessoas. Este ano, devido a pandemia da covid-19, a peregrinação será feita de forma virtual, sem a presença dos fieis que vão em caminhada de vários cantos de Sergipe e de outros estados para Divina Pastora.

Os detalhes forma apresentados pelo Reitor do Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, Padre Jhonatan Michael Calixto Farias, durante o Programa “Linha Direta” na manhã desta sexta-feira. Ele afirmou que, apesar de não ser possível a presença do povo pessoalmente, o evento vai ocorrer de uma forma diferente. “Estamos prontos para realizar a peregrinação. Como costumamos dizer, este ano é a Divina Pastora que vai peregrinar a casa de vários fiéis de Sergipe, seja pela Rádio Cultura, Youtube do Santuário ou pela TV Canção Nova Canal 13.1. Vimos como estava a situação da covid-19 no estado e decidimos realizar o ato religioso que está no coração do povo católico sergipano”, destacou Padre Jhonatan.

O religioso lembrou que, mesmo se fosse possível a ida de pequenos grupos de peregrinos, a cidade não comportaria tamanha quantidade. “Divina Pastora é uma cidade pequena. O problema não é a possibilidade de poucas pessoas irem até lá. A questão é que se poucas pessoas de uma cidade, poucas pessoas de outra e de outros locai, a aglomeração iria ocorrer. Por isso, decidimos fazer a peregrinação virtual. Mesmo sem o povo, mas com todos os fieis de casa e acompanhando pelas redes sociais, radio televisão e, o mais importante, orando conosco”, pontuou.

O Reitor do Santuário lembrou que a presença de fieis para peregrinação poderá ser estendida durante este e o próximo ano, a fim de que as pessoas possam ir ao templo sem riscos de aglomeração. “Não vamos limitar a ida apenas a um dia. Poderá ser possível a ida de grupos, com os devidos cuidados, em outros momentos. O Santuário ficará aberto durante a semana e principalmente no próximo mês, durante a festa da padroeira da cidade. É preciso que os fieis entendam que este momento é preciso os cuidados necessários. Pedimos a Deus que, no ano que vem, tudo esteja normalizado e possamos voltar a nossa bela caminhada de fé”, destacou Padre Jhonatan.

Sobre a ida da imagem de Riachuelo para Divina Pastora, o padre disse que será também mês a presença de fieis  e com o apoio do carro do Corpo de Bombeiros. “O veiculo oficial vai levar a imagem da matriz de Riachuelo até o Santuário de Divina Pastora. Não será carreata, para não configurar uma aglomeração. Apenas o carro dos Bombeiros com a imagem. Devido a transmissão pela radio, TV e redes sociais, o Santuário permanecerá fechado. Por isso pedimos que as pessoas não se desloquem até Divina Pastora, pois perderão as surpresas que estamos preparando”, destacou.

A programação da Peregrinação do Santuário de Divina Pastora tem como tema “Nossa Senhora Divina Pastora, dai-nos a benção e tua proteção”. O ato religioso teve inicio no último dia 14 de outubro com o tríduo preparatório.

Confira a programação deste sábado e domingo:

 

SÁBADO – 17/10

19 HS – Missa de abertura com Dom Giovanni Crippa – Bispo da Diocese de Estância

20H30 – Live show com padre Eugênio, Padre Adeilson Carlos e Padre Jhonatan

 

DOMINGO – 18/10

7H15 – Peregrinação da imagem de Riachuelo para o Santuário. Oração do Terço no Santuário.

8HS – Missa com Dom Victor – Bispo da Diocese de Propriá.

9H30 – Cantos e animação.

10HS – pregação sobre a Devoção a Divina Pastora com Padre Jhonatan – Reitor do Santuário.

10H40 – Cantos e animação.

11HS – Oração diante da imagem de Divina Pastora, terço e consagração.

11H40 – Cantos e animação.

12H – Adoração ao Santíssimo Sacramento, ,conduzida pelo Diácono Rômulo Canuto – Canção Nova.

13H – Live show com Eliana Ribeiro.

14H30 – Agradecimentos e considerações.

15H – Missa de Encerramento, presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa.

 

Confira a entrevista completa do Padre Jhonatan em nosso podcast.

 

Por Rozendo Aragão