Belivaldo anuncia reabertura de comércio e Igrejas

31/07/2020
11:34:48

Na tarde desta quinta-feira o Governador Belivaldo Chagas anunciou o novo plano de reabertura de parte do comércio do estado. A iniciativa foi tomada, após reuniões com o comitê científico e da economia e também após o plano anterior ser impedido por decisão judicial. Os detalhes foram apresentados durante o Programa “Linha Direta” desta sexta-feira, dia 31 de julho.

Segundo o chefe do executivo, novos critérios farão parte deste novo decreto de reabertura. “Faremos avaliação do perito de 14 dias de cada fase. Faremos acompanhamento com a quantidade de leitos de UTI e de enfermaria, principalmente na questão de leitos SUS, onde a maioria é dependente. Avançamos com 209 leitos e vamos seguir verificando o cenário. Com estabilidade, garantiremos a reabertura. Se ficar variando com aumento, temos que rever”, declarou Belivaldo.

O Governador afirmou que a retomada será a partir desta sexta-feira com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado. Os pontos comerciais que se encaixavam na fase laranja voltam a abrir. “Começaremos de onde a reabertura foi paralisada. Fizemos alguns acréscimos. Lojas de cosmético, livraria, comércios de artigos de escritórios e papelaria estão nesta fase. Salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal também estão autorizados a funcionar todos os dias”, explicou.

Questionado sobre a reabertura de shoppings, Belivaldo disse que os empreendimentos vão esperar um pouco mais e que na terça-feira que vem haverá outro encontro para definir reabertura. “Recebi essa semana os representantes dos shoppings do estado. Eles mostraram o que está sendo feito para garantir a segurança de clientes e funcionários. Estamos avaliando os protocolos. Na proxima semana voltaremos a nos reunir”, descreveu o Governador.

Belivaldo também disse que teve um encontro com o Prefeito Edvaldo Nogueira. Foi pedido a ele a retomada da frota total de veículos do transporte público. “Como estamos reabrindo aos poucos, a quantidade de pessoas na rua a trabalho ou para compras aumentará. Por isso pedi a Edvaldo para rever a decisão e librar toda a frota de ônibus de Aracaju”, pontuou.

 

Templos religiosos

O Governador Belivaldo Chagas também abordou sobre a questão dos templos religiosos. Ao contrario do decreto anterior, a partir de hoje poderão abrir as igrejas de todo o estado, dentro do que ficou estipulado no comité de retomada. “Os templos poderão reabrir com 30% de capacidade. Todos os locais deverão oferecer álcool gel e ter o distanciamento. Elas estão permitidas a abrir as terças, quintas, sábados e domingos”, declarou.

Questionado se poderá haver fechamento a depender do aumento de casos e mortes por covid-19, Belivaldo disse que terá a tranquilidade de rever o decreto. “Não teremos problemas. Em caso de aumento da procura de leitos e do número de óbitos não vou ter receio de pressões e vou fechar. Esta media foi possivel graças a chegada de novos respiradores para UTI. Temos que pensar na economia, mas também na vida das pessoas”, alertou.

 

Por Rozendo Aragão