54,52%


Faça o seu depósito no
Banese - Ag. 051 - C.C: 03/100.111-9

Faltam7 dias
Peça sua Oração
Peça sua Música
Reclamações

Notícias

22/12/2018

Novena do Natal em Família - 8º Dia

8º dia – 22 de dezembro

 

* Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

  • Invocando o Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

 

  • Canto Inicial

Que nenhuma família comece em qualquer de repente / Que nenhuma família termine por falta de amor / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente / E que nada no mundo separe um casal sonhador.

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte / Que eles vivam do ontem e o hoje em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo onde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / Que a mulher seja um céu de ternura aconchego e calor / E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

Abençoa Senhor as famílias. Amém / Abençoa Senhor a minha também. Abençoa Senhor as famílias. Amém / Abençoa Senhor a minha também.

 

  • Reza-se

 

  • Creio em Deus Pai, todo-poderoso / Criador do céu e da terra...
  • Pai-nosso...; (3 vezes) Ave-Maria... Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Mistério franciscano: Pelas famílias – através da Eucaristia renovem os compromissos cristãos.

Pai-nosso...; (10 vezes) Ave-Maria... Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

 

  • Oração de Francisco de Assis

Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração, dai-me uma fé reta, uma esperança certa e caridade perfeita, sensibilidade e conhecimento, ó Senhor, a fim de que eu cumpra o vosso santo e verdadeiro mandamento.

 

  • Aclamando a Palavra

A comunidade dança alegre e canta acolhendo agora a Palavra Santa. (bis) 

a.A palavra vem, vem nos libertar como um vento forte a nos arrastar.

b.  A palavra vem, fala ao coração, chega como a chuva fecundando o chão.

c.Bem-aventurado é povo feliz, quem vive a palavra e a Deus bendiz.

 

  • A Palavra de Deus: A Caridade – O amor acima de tudo.
  • Leitor:Carta de Paulo aos coríntios.

“O amor é paciente, prestativo é o amor, não é invejoso, não se vangloria, não se incha de orgulho. Não falta com o respeito, não é interesseiro, não se irrita, não planeja o mal. Não se alegra com a injustiça, se alegra com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento desaparecerá. Pois conhecemos em parte e profetizamos em parte. Mas quando chegar a perfeição, o que é parcial desaparecerá”. (1 Coríntios 13,4-10)- Leitor: Palavra do Senhor.

Todos: Graças a Deus.

 

  • Catecismo da Igreja Católica: A virtude teologal da caridade.
  • Leitora:

Nº1825/1827:Cristo morreu por nosso amor quando éramos ainda "inimigos" (Rm 5,10). O Senhor exige que amemos, como Ele, mesmo os nossos inimigos, que nos tornemos o próximo do mais afastado, que amemos como Ele as crianças e os pobres. O apóstolo S. Paulo traçou um quadro incomparável da caridade: "A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (l Cor 13,4-7). Diz ainda o apóstolo: "Se não tivesse a caridade, nada seria...". E tudo o que é privilégio, serviço e mesmo virtude... "se não tivesse a caridade, isso nada me adiantaria". A caridade é superior a todas as virtudes. E a primeira das virtudes teologais "Permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade" (1 Cor 13,13). O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela caridade, que é o "vínculo da perfeição" (Cl 3,14); é a forma das virtudes, articulando-as e ordenando-as entre si; é fonte e termo de sua prática cristã. A caridade assegura e purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à feição sobrenatural do amor divino.

 

  • Partilha da Palavra de Deus e da Igreja

Quando peço perdão a Deus sei também perdoar as pessoas que me ofenderam?

 

  • Preces comunitárias

1.Para que a paz renove o coração dos fiéis que se preparam para o Nascimento de Jesus, rezemos:

Todos: Senhor: Onde houver ódio, que eu leve amor.

2.Para que os dons do perdão, da acolhida e da partilha alcancem nesse Advento a plenitude da generosidade no coração dos cristãos, rezemos:

3.Para que nossa paróquia e diocese sejam de fato missionárias e continuem com as novenas a pregação libertadora de Jesus, rezemos:

4. Preces espontâneas......

Pai-nosso...

 

Oremos: Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

Gesto concreto

Um membro da próxima família convide um casal para participar da última noite da novena em preparação para o santo Natal.

Recordar que durante a novena recolheremos alimentos não perecíveis para formar cestas básicas no dia 23.12, que serão entregues aos nossos irmãos mais necessitados.

 

  • Benção final
  • Dirigente: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor temostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!” (Números 6, 24-26)

Todos: Amém.

 

  • Canto final

 

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida / Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão / Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida / Que as famílias celebrem a partilha do abraço e do pão.

Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos / Que o ciúme não marque a certeza do amor entre os dois / Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho / Seja firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

Que a família comece e termine sabendo onde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / Que a mulher seja um céu de ternura aconchego e calor / E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

Abençoa Senhor as famílias. Amém / Abençoa Senhor a minha também. Abençoa Senhor as famílias. Amém / Abençoa Senhor a minha também.

Abençoa Senhor a minha também.

 


Fonte/Autor: Pe. João Claudio da Conceição

Deixe seu Comentário

Ainda não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Seu Nome:

Seu E-mail:  (Não será divulgado)

Comentários:
   Página de 22     ( Total de Registros: 217 )

 

 
© Copyright 2009  Rádio Cultura de Sergipe
Rua Simão Dias, 643  Centro · Aracaju/SE
(79) 3226-8710 / 3226-8700 / 3226-8724  |  cultura@cultura670.com.br
 
 
 
Desenvolvido por Forma&Cor - Comunicação e Design