45,48%


Faça o seu depósito no
Banese - Ag. 051 - C.C: 03/100.111-9

Faltam12 dias
Peça sua Oração
Peça sua Música
Reclamações

Notícias

20/04/2018

JMJ2019 no coração da Igreja do Panamá

Neste momento, a Igreja no Panamá tem apenas uma coisa em mente: a Jornada Mundial da Juventude de 2019, para a qual faltam apenas 277 dias. Enquanto os preparativos caminham segundo o programado, os pastores não perdem a oportunidade de motivar os milhares de jovens que irão ao país, provenientes de diferentes partes do mundo.

Foi o que deixou transparecer mais uma vez o arcebispo do Panamá, José Domingo Ulloa Mendieta, ao presidir nos dias passados o  XLVIII Encontro Eucarístico. O prelado aproveitou a oportunidade para recordar aos jovens que a "Igreja Católica está a espera de uma primavera juvenil" e que , como anfitriões da JMJ2019, têm uma grande responsabilidade.

O arcebispo disse aos jovens panamenhos que a Igreja espera muito deles, porém deixou claro a eles que para ser protagonistas não é suficiente a paixão, mas que devem preparar-se, conhecer  sua história pessoal, familiar, social, cultural e de fé ". Somente assim, da mãos dadas com seus avós e anciãos, poderão transformar com a alegria do Evangelho as situações de injustiça e de iniquidade que ferem a sociedade ".

O também presidente do Comitê Organizador Local da JMJ2019 congratulou-se pelos talentos juvenis que estão surgindo na Igreja e na sociedade de modo geral, "líderes que querem se afastar daquelas práticas politiqueiras que levaram o país a esta situação de corrupção e impunidade”, e assegurou que “os jovens estão nos passando, e nós não percebemos isso ".

Jovens Santos

 

Recordando que a JMJ2019 foi confiada a Maria - o que significa não só pedir sua intercessão, mas sim agir como ela - Dom Ulloa convidou a aprofundar a Exortação Apostólica "Gaudete et Exsultate", na qual o Papa Francisco explica que ser santo não é ser passivo, mas estar mais vivo do que nunca.

 "O Santo Padre também nos adverte sobre a soberba revestida de santidade; que para ser santo é preciso ir contra a corrente,  tem que saber chorar, sair da lógica  'do pare de sofrer' que nos faz gastar "uma grande quantidade de energia para escapar das circunstâncias onde está presente o sofrimento."

Nesse sentido, ele pediu aos jovens que não tivessem medo, mas que tivessem a coragem de ser santos no mundo de hoje, “com isto, não renunciam à sua juventude ou à sua alegria – disse -  ao contrário, mostram ao mundo que é possível ser feliz com tão pouco, porque já ganharam a vida eterna, por meio da ressurreição de Jesus Cristo."

Finalmente, referindo-se ao conflito na Síria, ele disse: "Agora, mais do que nunca, devemos clamar a Deus diante da ameaça que recai sobre a Síria, um país devastado pelo egoísmo humano e o horror da guerra. Os cristãos e as pessoas de bem sabem que a violência não para com violência. Isso só a faz aumentar bastante, deixando mais vítimas e mais dor ".

Da mesma forma, pediu para rezar pela Venezuela, país que - considerou - "está submetido à teimosia de não ouvir os gritos de um povo que chora por dias melhores".

Durante o Encontro Eucaristia,  um grupo de jovens mostrou ao Arcebispo Ulloa o cartaz oficial da JMJ 2019, que foi projetado pelo jovem Ámbar Calvo, criador do logotipo oficial da JMJ 2019.

Site oficial da JMJ: https://panama2019.pa/es/


Fonte/Autor: Rádio Vaticano

Deixe seu Comentário

Ainda não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Seu Nome:

Seu E-mail:  (Não será divulgado)

Comentários:
   Página de 22     ( Total de Registros: 211 )

 

 
© Copyright 2009  Rádio Cultura de Sergipe
Rua Simão Dias, 643  Centro · Aracaju/SE
(79) 3226-8710 / 3226-8700 / 3226-8724  |  cultura@cultura670.com.br
 
 
 
Desenvolvido por Forma&Cor - Comunicação e Design