49,00%


Faça o seu depósito no
Banese - Ag. 051 - C.C: 03/100.111-9

Faltam9 dias
Peça sua Oração
Peça sua Música
Reclamações

Notícias

Brasil
13/10/2017

Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora Divina Pastora 2017

A Peregrinação acontece sempre no terceiro domingo de outubro. O tema desse ano é “Nossa Senhora Divina Pastora, mãe da Igreja”.

 

É o maior evento cultural religioso do estado de Sergipe, a cada ano cresce o número de fiéis que buscam agradecer a mãe pastora. Em edições passadas acredita-se que mais de 100 mil pessoas passaram pelo santuário. São romeiros, pessoas que querem pagar promessas, devotos, fieis e até curiosos que chegam de todos lugares, inclusive de outros estados. Neste ano a programação inicia dia 12 de outubro e encerra com uma grande festa no dia 15.  

 

Um pouco da história

 

Inicialmente chamada de "Virgen Zagala" que significa: a pastora que cuida do seu rebanho. A invocação mariana de Nossa Senhora Divina Pastora começou a tornar-se mais conhecida a partir da cidade de Sevilha, na Espanha. De acordo com a tradição, a Virgem Maria terá aí aparecido no dia 8 de Setembro de 1703 – data na qual se comemora a festa da Natividade de Nossa Senhora. Conta-se que se revelou sentada numa rocha, vestida como uma pastora e num local onde pastavam algumas ovelhas.

 

Aqui no estado de Sergipe, na cidade de Divina Pastora, a devoção ficou conhecida desde 1958, quando o padre Luciano Duarte, hoje Dom Luciano, arcebispo emérito de Aracaju, deu início às peregrinações com o propósito de formar uma prática devocional voltada para os estudantes das faculdades de Sergipe.

 

A peregrinação possui um trajeto de aproximadamente de 10 km, onde fieis saem da paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade Riachuelo, a partir daí os peregrinos seguem pela rodovia do "Peregrino Padre Raimundo Cruz" a SE-160 em direção a Divina Pastora município de Riachuelo, o percurso é feito a pé.

 

No domingo, dia 15 às 10h da manhã, haverá uma missa presidida por Dom João José Costa, concelebrada por Dom Mario Rino Sivieri (Bispo de Propriá) e Dom Giovanni Crippa (Bispo de Estância) onde será lido o Decreto através do qual Divina Pastora é elevada à categoria de Padroeira da Província Eclesiástica de Aracaju composta pelas três dioceses, que abraçam todo o território de Sergipe.

 

Você pode conferir toda programação aqui.


Fonte/Autor: Arquidiocese de Aracaju

Deixe seu Comentário

Ainda não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Seu Nome:

Seu E-mail:  (Não será divulgado)

Comentários:
   Página de 157     ( Total de Registros: 1568 )

 

 
© Copyright 2009  Rádio Cultura de Sergipe
Rua Simão Dias, 643  Centro · Aracaju/SE
(79) 3226-8710 · 3226-8704 · 3226-8700  |  cultura@cultura670.com.br
 
 
 
Desenvolvido por Forma&Cor - Comunicação e Design